Implantadas pelo MS e viabilizadas pelos municípios, as academias contribuem para a promoção da saúde da população.
Academia popular: exercícios ao ar livre
Até hoje, o Município de Altos, 42 Km ao Norte de Teresina, ainda não viabilizou a implantação de Academia Popular. Desde o dia 07 de abril/2011, o Ministério da Saúde publicou portaria nº 719, que trata da implantação do Programa Academia da Saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os centros devem ser criados pelas Secretarias de Saúde do Distrito Federal e dos Municípios, com o apoio técnico das Secretarias Estaduais de Saúde e do Ministério da Saúde.
O objetivo do programa é contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. Os recursos destinados serão provenientes de recursos próprios da União destinados a programas governamentais que impliquem em construção de infraestrutura para as atividades. Os recursos podem ser obtidos através de projeto da prefeitura endereçado ao próprio Ministério da Saúde.
Patrícia Leal, pré-candidata ao Palácio da Cidade, disse que a Prefeitura de Altos, como entidade pública, não está dando a devida importância à saúde pública. Neste sentido, maior parte da população é carente desse tipo de atendimento, por não poder pagar uma academia particular. Ela defendeu a implantação de academia popular, para jovens e adultos, mas principalmente, para pessoas de terceira idade. “Com as academias populares, os idosos podem reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, obesidade, altos índices de diabetes e colesterol, reduz o estresse, diminui as fraturas ósseas, melhora a qualidade do sono, coordenação motora e a convivência social”, destacou a pré-parlamentar.
Em Altos, segundo dados levantados, há muitos casos de pessoas portadores de doenças cardíacas, motivo pelo qual a proposta deve receber atenção especial e investimento pela Prefeitura para ser implementada. É urgente a necessidade de criação de projeto de lei, que vise à instalação de academias populares para a população. A pré-candidata Patrícia Leal acredita que com a disponibilização de recursos pelo Ministério da Saúde (MS) para implantação das Academias de Saúde, a Prefeitura de Altos terá mais condições de beneficiar os idosos e a população em geral.
“Com as academias populares, jovens e adultos, que ainda não têm doenças cardíacas, podem reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, obesidade, altos índices de diabetes e colesterol; reduzir o estresse, diminuir fraturas ósseas, melhorar a qualidade do sono, coordenação motora e a convivência social”, destacou a pré-candidata.
Na imprensa local, Patrícia Leal faz um apelo à Prefeitura, para solicitar, através da Secretaria Municipal de Saúde, a viabilização urgente de projeto do município a ser levado ao Ministério da Saúde para a implantação de Academia em Altos. “Os Municípios podem formalizar parcerias com empresas privadas para construção de pólos do Programa Academia da Saúde, desde que não haja exigência de contrapartida do poder público e que os pólos sejam implantados em espaços exclusivamente públicos”, explicou Patrícia.
Hoje, a Praça Cônego Honório, no centro, é o local mais indicado para a implantação da Academia Popular. Além da praça, não há outro espaço aberto em condições para a implantação do projeto nos diferentes bairros da cidade.
Por Kiko Fontenelle
ALTOS É PACIFICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir