terça-feira, 6 de março de 2012

CONFIRMADO: Avião que caiu levava Xavier Neto, do TCE

AERONAVE PERTENCIA A DEPUTADOS: Local é de difícil acesso e avião estava indo a Parnaguá

WILSÃO CEDE AVIÃO PARA TRANSLADO
A assessoria do governo e do TCE confirmaram o que o Governo do Piauí cedeu um avião para enviar um perito da polícia civil e o major do corpo de Bombeiros para se deslocarem até o local. Cogitou-se a possibilidade do assessor jurídico do TCE seguir até o local do acidente também, mas o mesmo decidiu não seguir. Após perícia, os corpos devem ser trazidos para Teresina. Ainda não há definição de horário.
 
MORTES CONFIRMADAS
O comandante do policiamento do interior coronel Jaime Oliveira, confirmou, por volta das 12h45, que o acidente aéreo na cidade de Eliseu Martins realmente matou pelo menos três pessoas: entre elas, o conselheiro Xavier Neto e o auditor Jaime Amorim, ambos do TCE.

ERA DE XAVIER E DEPUTADOS
O avião era um avião monomotor de propriedade dos deputados Edson Ferreira (PSD) e Wilson Brandão (PSB) -que está licenciado e hoje é o secretário estadual de Governo do governador Wilson Martins (PSB)- e do ex-deputado e atual conselheiro do TCE-PI Xavier Neto. Este último estava dentro do avião, juntamente com um auditor do TCE, que era Jaime Amorim. Estavam a serviço.
 
XAVIER IRIA PARA PARNAGUÁ
Por volta das 7h da manhã desta terça-feira (06/03) Xavier e Jaime saíram do hangar que estava o avião, no Aeroporto de Teresina, zona Norte, para cumprir uma atividade oficial pelo TCE-PI na cidade de Parnaguá. Eles estavam prontos para ir nesse avião, que trata-se de um monomotor modelo Corisco. Desde as 10h, quando eles já deveriam ter chegado, amigos de TCE, parlamentares e familiares tentaram falar com Xavier e Jaime, mas não conseguiram. Por volta das 10h15 uma explosão pôde ser escutada por moradores do povoado Espingarda, 40km da sede da cidade.

Esse era o avião de Xavier Neto, Edson Ferreira e Wilson Brandão


AVIÃO CAIU NUMA REGIÃO DE SERRA
Como o avião caiu em uma região considerada de difícil acesso, numa serra entre as cidades de Eliseu Martins e Canavieira, a quase 500km da capital Teresina, pouco se sabe sobre o que realmente aconteceu. O 180graus acionou, além dos correspondentes nas duas cidades, autoridades da região. O presidente da Câmara de Eliseu Martins, vereador Marciano Pereira, disse à reportagem do Maior Portal do Piauí como populares na localidade viram tudo. O avião pode ter batido em uma serra ou explodido antes mesmo de bater. Pessoas na região acreditam que o avião teve problemas ainda no ar e depois bateu, explodindo em seguida.

Mapa mostra trecho onde pode ter ocorrido o acidente, com serras (Google Maps)

VEREADOR CONTA QUE POVO OUVIU EXPLOSÃO
"Temos pessoas no local e disseram apenas que ouviram um barulho feio. Foi uma explosão. Pode ser que tenha batido numa serra, mas não há nada confirmado. A localidade é de difícil acesso. Muita gente daqui (de Eliseu Martins) foi para lá ver tudo de perto", disse o vereador. Segundo informações dadas por Marcelo Dantas, filho da prefeita da cidade, o avião caiu numa região há 40 Km da sede do município, nas proximidades do povoado Espingarda. Os corpos de Xavier Neto, Jaime Amorim e do piloto ficaram carbonizados, como mostram as fotos abaixo. O piloto foi identificado como Edvaldo e seria do Maranhão. Na verdade o piloto que sempre andava nesta aeronave estava viajando fazendo um curso em São Paulo.
 

VEJA AS FOTOS DA TRAGÉDIA QUE MATOU XAVIER NETO


Confira o perfil do conselheiro Xavier Neto e do auditor Jaime Amorim:

Guilherme Xavier de Oliveira Neto (Amarante, 20 de novembro de 1947) era um farmacêutico, advogado político brasileiro foi eleito deputado estadual pelo Piauí por seis vezes exercendo também um mandato como suplente. Sua família possui base política na cidade de Regeneração.
Filho de José Cavalcante de Oliveira e Josefa Barbosa de Oliveira era formado em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão e em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina. Diretor do Serviço de Fiscalização Profissional da Secretaria de Saúde e Chefe do Serviço Farmacêutico do IAPEP, presidiu também o Conselho Regional de Farmácia.

Como oficial da reserva do Exército foi convocado em 1972 para atuar no combate à Guerrilha do Araguaia sendo que nesse mesmo ano seu irmão, o médico Edvar Cavalcante de Oliveira, foi eleito vereador de Regeneração pela ARENA. Somente após dez anos é que Xavier Neto viria a disputar uma eleição sendo eleito deputado estadual pelo PDS em 1982 migrando depois para o PFL conquistando a reeleição em 1986. No pleito municipal de 1988 sua família colheu uma nova vitória com a eleição de Edmilson Cavalcante para a prefeitura de Regeneração, contudo uma cisão se estabeleceu no seio do clã quando Xavier Neto migrou para o PL e aceitou o cargo de Secretário de Segurança a convite do governador Alberto Silva, até então seu adversário político.

Na qualidade de presidente do Partido Liberal soube se compor com diferentes forças políticas do estado e em 1992 seu irmão Antônio José Cavalcante foi eleito vereador em Teresina na coligação que levou o professor Wall Ferraz de volta ao cargo de prefeito. Reeleito deputado estadual em 1990 e 1994, perdeu a eleição para prefeito da capital piauiense em 1996, todavia seu filho, Fábio Xavier, foi eleito vice-prefeito de Regeneração nesse mesmo ano. Eleito suplente de deputado estadual em 1998 exerceu o mandato após a nomeação de parlamentares para o secretariado do governador Moraes Souza conquistando novos mandatos em 2002 e 2006.
 
Jaime Amorim Júnior nasceu em Teresina (PI), em 12/04/1971, filho de Jaime Amorim da Silva e Margarida Alacoque E. de Amorim. Ingressou no Tribunal de Contas do Estado, como Auditor, no dia 18 de maio de 1995, após aprovação em concurso público. É Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí, possuindo pós-graduação, a nível de especialização, em Controle Externo da Administração Pública. Professor de Direito do Trabalho e Previdenciário e Instituições de Direito Público e Privado da Faculdade Santo Agostinho. Possui Curso de Formação de Delegado de Polícia Federal, realizado na Academia Nacional de Polícia, em Brasília e Curso de Preparação à Magistratura, realizado pela Escola Superior da Magistratura do Piauí. Foi Auxiliar Judiciário no Tribunal Regional do Trabalho, exercendo atividades junto ao Gabinete do Exmo. Juiz Antônio Ernane Cacique de New York.
 
TCE PIAUÍ ENVIA NOTA DE PESAR

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que o Tribunal de Contas do Estado do Piauí comunica o falecimento do Conselheiro Guilherme Xavier de Oliveira Neto e do Conselheiro Substituto Jaime Amorim Júnior, na manhã desta terça-feira (06), próximo a cidade de Eliseu Martins. Os conselheiros foram vítimas de um acidente aéreo, quando se deslocavam para o município de Parnaguá, no sul do Estado.
O TCE-PI solidariza-se com a dor dos familiares e de todos os colegas que conviveram profissionalmente com os dois Conselheiros nesta Corte de Contas.

Conselheira Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga
 
Presidente em exercício

Teresina, 06 de março de 2012
 

GOVERNO DO ESTADO DECRETA LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS

Nota de Pesar

O Governo do Estado Piauí manifesta o profundo pesar pela inestimável perda do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-deputado Guilherme Xavier de Oliveira Neto, do Conselheiro-Substituto Jaime Amorim Júnior e do piloto Edvaldo Buique, vítimas de acidente aéreo na região sul. Em nome dos piauienses, o Governo se solidariza com as famílias enlutadas, ressaltando os relevantes trabalhos prestados em favor do Piauí.

Em reconhecimento à destacada trajetória das vítimas, o Estado decreta luto oficial de três dias.

Wilson Nunes Martins

Governador do Estado
 

PREFEITURA ENVIA NOTA DE PESAR

NOTA DE PESAR

A Prefeitura Municipal de Teresina registra com grande pesar o falecimento dos conselheiros Guilherme Xavier de Oliveira Neto e Jaime Amorim Júnior, do Tribunal de Contas do Piauí.
Recebam as famílias enlutadas as condolências dos teresinenses, com a certeza de que os dois conselheiros prestaram relevantes serviços ao Piauí, a Teresina e a nossa gente.

Teresina, 06 de março de 2012

Elmano Férrer de Almeida

Prefeito de Teresina

Fonte: 180 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores e poderão ser excluídos se conterem caráter ofensivo aos visitantes ou a qualquer outra pessoa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.