quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Corrida Política: Novo Santo Antônio, Coivaras e Altos terão mulheres na disputa eleitoral em 2012

Ao invadir espaços masculinos, elas reclamam a vez das mulheres

       Domínio feminino: Elisa Paz, Edmê Freitas e Patrícia Leal na guerra política
Com a proximidade de novas eleições municipais, muitos partidos não terão mais dificuldades em preencher a cota mínima destinada às mulheres por lei (30%). Nas cidades de Novo Santo Antônio, Coivaras e Altos, a corrida eleitoral já foi puxada pelas mulheres.
Em Altos, Patrícia Leal, filha do ex-prefeito Cézar Leal, brutamente assassinado em pleno exercício do mandato, trabalha uma maratona de visitas e articulações no diálogo com lideranças políticas e comunitárias. Mantendo a linha de contraste à política do esquema do atual prefeito de Altos, Patrícia desponta como liderança da oposição, com simpatia de políticos do próprio partido do gestor, como o Deputado Wilson Brandão e Átila Lira, ambos do PSB.  
No município de Coivaras, desmembrada de Altos, Edmê Freitas, recebe apoio irrestrito do atual prefeito Furtado rumo à sucessão. No domingo passado (18), deixou o ninho tucano para se filiar ao partido do Governador Wilson Martins (PSB).
Na cidade de Novo Santo Antônio, a vereadora Elisa da Paz, ganha o apoio do marido, atual vice-prefeito, Valdeci da Paz e a simpatia de várias lideranças na disputa do cargo de prefeita. Para isso, encampa uma pré candidatura independente, mantendo-se na oposição ao atual Chefe do Executivo.
Herdeira da veia política do pai, Patrícia Leal já percorreu a maior parte da Terra de João de Paiva. Ela destaca o papel da mulher na política, dizendo que “Hoje, em pleno século XXI, a força da mulher, principalmente na política, tem sido significativa. A Chefe do Executivo nacional é uma mulher. A eleição de Dilma Rousseff  ao Palácio do Planalto tem dado notoriedade à luta feminina”, pontua a prefeitável Patrícia Leal, pré candidata ao cargo atualmente ocupado pelo médico Batista Fonseca, em Altos.
            Para Edmê Freitas (PSB), “A mulher precisa de mais espaço na política para que ressalte o potencial que ela tem na sociedade. Só assim, será capaz de termos uma sociedade justa e igualitária. A mulher tem determinação e não deixa se abater com obstáculos que o dia a dia impõe, são mulheres assim, de fibra, coragem, vontade, sonhos, esperanças e capacidade para lutar por uma sociedade onde todos tenham oportunidades iguais”, explica a pré candidata à prefeitura de Coivaras, 60 Km ao Norte de Teresina.
            Professora Elisa da Paz (PSDB), vereadora eleita com 272 votos, está no segundo mandato, eleita com o maior numero de votos. Como pré candidata à prefeitura de Novo Santo Antônio, ela disse que “as mudanças são lentas, mas estão acontecendo. A exemplo dos homens, as mulheres estão preparadas para governar em qualquer instância. Trata-se de um fato partilhado pelos homens. E, realmente, eu acredito que nós estamos preparadas, com uma diferença: durante anos, fomos levadas a acreditar que precisávamos escolher entre sermos mulheres ou sermos profissionais. Não precisamos”, finalizou Elisa.


Por Kiko Fontenelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores e poderão ser excluídos se conterem caráter ofensivo aos visitantes ou a qualquer outra pessoa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.