segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Período mais quente provoca aumento de casos de conjutivite

A conjuntivite é uma doença que precisa de atenção e pode trazer sérios problemas


Com a chegada do período mais quente do ano no Piauí aumentam as possibilidades de contrair doenças, entre elas a conjuntivite, que atingem mais os jovens e adultos. A ocorrência dos casos de conjuntivite aumenta consideravelmente, chegando a atingir cerca de 25% da população. Isso se deve principalmente a fatores climáticos típicos, como as altas temperaturas e baixa umidade do ar. No Piauí, durante os meses de maior intensidade do calor, há um aumento de 20% nas consultas aos oftalmologistas em ambulatórios e clínicas de Teresina em comparação aos demais meses do ano.
A conjuntivite é uma doença que precisa de atenção e pode trazer sérios problemas, como a perda parcial da visão. Por isso, aos primeiros sinais de que há algo errado com os olhos, deve-se sempre procurar a orientação de um oftalmologista. Entre os principais sintomas da doença está a vermelhidão nos olhos, além de irritação, lacrimejamento, fotofobia e ardência. Em situações mais graves, chega a causar um pouco de edema nas pálpebras e visão embaçada.
Segundo a oftalmologista, Christinne Cantanhede, os fatores como o calor e a aglomeração de pessoas propiciam o aumento dos casos de inflamação, que é transmitida principalmente através de bactérias e vírus. "É preciso ficar atento porque o contágio se dá de maneira muito simples. No caso das conjuntivites bacterianas e virais a transmissão ocorre por contato direto, basta compartilhar uma toalha que esteja contaminada, cosméticos (particularmente maquiagem para os olhos), uso descuidado de lentes de contato e até mesmo o contato com cédulas de dinheiro. Outra forma de contrair a doença é mergulhando em piscinas e águas impróprias para o banho", enfatiza a especialista.
"A conjuntivite viral é transmitida com mais facilidade e o seu tratamento é mais lento. Já a conjuntivite causada por fungos é mais rara e acontece geralmente com pessoas que utilizam lentes de contato, pois o fungo pode se instalar nesse local" destacou Christinne Cantanhede.
A oftalmologista também alerta que é preciso ter alguns cuidados básicos nessa época como: lavar constantemente as mãos, evitar tocar nos olhos, nunca compartilhar objetos pessoais (como toalhas e fronhas) e evitar contato com pessoas já contaminadas.



Fonte: 180 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores e poderão ser excluídos se conterem caráter ofensivo aos visitantes ou a qualquer outra pessoa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.