Operação 'Fim de ano' só termina à meia noite de segunda-feira, dia 02
Começou na última sexta-feira (15), a operação “fim de ano”, da Polícia
Rodoviária Federal. Nos 68 mil quilômetros de rodovias federais, cerca
de 9200 mil agentes se revezarão em escalas especiais até o retorno das
festas de réveillon.
O combate será massivo às infrações de trânsito e condutas de risco
presentes na maioria das ocorrências de trânsito fatais atendidas pela
PRF nas últimas temporadas de verão: excesso de velocidade,
ultrapassagens em locais proibidos e embriaguez ao volante. A operação
“fim de ano” só termina à meia noite de segunda-feira, dia 02.
Neste final de ano os períodos de maior movimento coincidem com os
finais de semana, e as ações de fiscalização com etilômetros, radares e
viaturas posicionadas em pontos estratégicos serão intensificadas em
todo o país. Um exemplo de rigor na fiscalização é a aplicação da “Lei
Seca”. Desde junho de 2008, 2.7 milhões de motoristas assopraram os
“bafômetros” da PRF. Mais de 82 mil motoristas embriagados, que eram um
risco potencial de acidentes foram tirados de circulação, destes, 34 mil
foram presos em flagrante.
Além do “check-list” que todo motorista precisa fazer antes de viajar, durante a viagem é necessário que ele fique atento aos diferentes cenários de trânsito
que vai encontrar no seu percurso. Nos trechos de pista simples deve ter
atenção redobrada e só ultrapassar com segurança, nas últimas duas
temporadas de verão 995 pessoas morreram em colisões frontais. Em
rodovias duplicadas a atenção deve se voltar para o velocímetro, a
velocidade incompatível é a causa direta de um em cada cinco acidentes
fatais neste período do ano. Já ao passar por cidades cortadas pela
rodovia o motorista deve se lembrar de que encontrará trânsito local, de
menor velocidade, além da presença maior de motociclistas, cliclistas e
pedestres. O atropelamento foi o segundo tipo de acidente fatal mais
atendido pela PRF na temporada passada: 895 ocorrências com 277 mortes.
VEJA AS DATAS
VIAGEM SEGURA
Independentemente das condições do tempo, quem pretende pegar a estrada, em veículo de passeio ou ônibus, deve seguir as dicas da PRF:
Independentemente das condições do tempo, quem pretende pegar a estrada, em veículo de passeio ou ônibus, deve seguir as dicas da PRF:
DE CARRO
Planejamento da viagem – O motorista deve procurar se informar sobre as distâncias que vai percorrer, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer sua documentação e do veículo. Condutor e carro em dia são garantias de prosseguimento da viagem;
Revisão preventiva – Providenciar a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Faróis conferidos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom
estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador checados.
Não se esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos de
porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave
de roda, além dos limpadores de pára-brisa e luzes do veículo;
Pausas para descanso – O condutor deve programar paradas, pelo menos, a
cada três horas. Quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao
fenômeno da "hipnose rodoviária", na qual se mantém com os olhos
abertos, mas sem percepção da realidade à volta. Ela vem acompanhada de
sonolência, perda de reflexos e de força motora;
Período noturno – Evitar circular à noite. Além da redução da
visibilidade, é o período do dia em que muitos delinquentes se
aproveitam para a prática de crimes. Ademais, em caso de pane ou
emergência, as opções de socorro, médico ou mecânico, são sempre mais
lentas; Previsão do tempo – Procurar se informar sobre as condições do
tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de
Meteorologia (InMet) disponibiliza gratuitamente informações sobre o
tempo no endereço www.inmet.gov.br;
Atenção dobrada – Observar a sinalização que indica os limites de
velocidade e as condições de ultrapassagem. As placas não foram
colocadas naquele ponto da estrada sem motivo. Nos trechos que enfrentam
obras viárias, é fundamental que o motorista reduza a velocidade e
obedeça a sinalização local.
Verifique se a PRF no seu Estado já está no Twitter. Em vários pontos
do país já é possível ter informações sobre as condições de trânsito em
tempo real, através do microblog.
DE ÔNIBUS
Embarcar somente em terminais rodoviários homologados, evitando incentivar o transporte clandestino, que não oferece segurança nem garantias em caso de acidentes;
Exigir das empresas de transporte interestadual que todos os
passageiros embarcados estejam devidamente identificados, como
estabelece a legislação. Da mesma maneira, todas as bagagens devem estar
etiquetadas e vinculadas aos respectivos passageiros. Quem utiliza o
transporte coletivo também pode exigir cinto de segurança em todos os
assentos nos ônibus interestaduais.
Em caso de assalto, NUNCA REAGIR. É importante lembrar que os
criminosos agem rapidamente e sob pressão, podendo confundir gestos e
movimentos bruscos. O trabalho dos órgãos de segurança pública é
constante, mas não onipresente. Os passageiros podem ajudar no trabalho
da polícia adotando alguns procedimentos simples. São eles:
1. Não ostentar, nos pontos de partida, jóias e outros objetos que
possam despertar a cobiça de assaltantes, como celulares, computadores
portáteis e reprodutores de mp3, câmeras digitais, entre outros;
2. Os assaltos, quase sempre, são praticados no interior dos ônibus e
de forma rápida. Portanto, objetos de valor, como aparelhos de som e
imagem, câmeras, computadores, devem seguir nos bagageiros;
3. Discretamente, procurar memorizar o tipo físico dos criminosos,
identificando sinais particulares, roupas que utilizam, bem como
características dos veículos envolvidos na ocorrência (marca, modelo,
cor, etc);
Os criminosos, em geral, utilizam-se três formas de ação:
1. Embarcam nas rodoviárias, onde conseguem analisar os passageiros e
seus objetos de valor, e depois rendem o motorista do ônibus em trechos
previamente determinados;
2. Embarcam clandestinamente fora dos pontos regulares de parada. Para
isso, se aproveitam da negligência de alguns motoristas de ônibus, que
utilizam esta prática como forma de ganhar dinheiro extra (neste caso, o
passageiro deve denunciar o condutor à empresa);
3. Abordam os ônibus em trânsito, colocando obstáculos na pista, como
troncos, ou usam veículos, quase sempre roubados, para atingir o ônibus
em movimento. Excepcionalmente, os marginais também podem se valer da má
conservação de alguns trechos das estradas para agir.
RESTRIÇÕES
A proibição acontece nas rodovias de pista simples, sempre nos horários de maior movimento. Como objetivo de proporcionar mais segurança para quem vai viajar no feriado, a Polícia Rodoviária Federal vai restringir o trânsito de veículos com excesso de largura, comprimento ou altura. Com a medida, nos horários de maior movimento (veja na tabela abaixo), a ausência desses veículos de grande porte vai melhorar a trafegabilidade e diminuir os riscos de acidentes graves envolvendo carros de passeio.
O motorista flagrado desrespeitando a restrição será enquadrado no
artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro: “Transitar em locais e
horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade
competente”, com multa de R$ 85,14, quatro pontos na carteira, mais a
retenção até o término do período de proibição. Nos dias e horários na
tabela abaixo, independente de portar autorização especial para trânsito
(AET) ou não, está proibido o trânsito de veículos com medidas acima
de: 18,60m de comprimento, 2,60m de largura e 4,40m de altura.
Veja as datas:
Serão divulgados em duas ocasiões: dia 26, segunda-feira, às 14h.
Referente ao deslocamento para as festas de Natal. E, no dia 03 de
janeiro, às 15h, parcial de ano-novo e fechamento da operação “fim de
ano”.
Fonte: Com informações do Proparnaiba
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