A partir de hoje, infratores serão multados. Menor valor será de R$ 127
Há cerca de 15 dias, a Prefeitura de Teresina realizou mudanças no
sistema de trânsito da capital, de forma a receber o sistema temporal de
integração dos ônibus.
Nesta segunda-feira, 2 de janeiro, infratores que não cumprirem as novas
determinações imputadas pela Superintendência de Transporte e Trânsito
de Teresina - Strans, serão efetivamente penalizados com a aplicação de
multas que variam de acordo com a infração cometida.
As multas que passam a ser aplicadas, a partir dessa segunda-feira,
atingirão principalmente condutores de veículos automotores desde carros
caminhões, motos, taxistas, mototaxistas, vans e também motoristas de
ônibus. As principais infrações serão com relação ao não cumprimento do
uso semi exclusivo da faixa dedicado aos ônibus e o embarque e desembarque de passageiros.
A implantação da faixa semi exclusiva aconteceu no dia 17 de dezembro,
quando foi realizada a pintura de uma faixa azul ao longo da avenida
Frei Serafim. Essa faixa indica que nesse local só podem circular ônibus
e taxis com passageiros. Veículos de passeio, taxis sem passageiro e
mototaxis ficaram com as duas outras faixas e só podem ingressar na via
caso pretendam realizar a implantação lateral na rua imediatamente subseqüente.
Os condutores que desrespeitarem a faixa poderão receber multas de R$
127,00, que podem ser cumulativas. "Cada descumprimento custará R$
127,00. Ao longo da avenida, há várias possibilidades de conversão. Se
invadir a faixa exclusiva, a cada conversão não feita corresponde nova
multa", explicou a superintendente da Strans, Alzenir Porto.
Da mesma maneira, os ônibus e táxis com passageiros não poderão sair de
suas faixas para utilizar as faixas dos carros de passeio. O sistema é
chamado de BRS (Bus Rapid System) e já foi implantado em várias capitais
do Brasil. O objetivo dessa medida é imprimir maior agilidade à
circulação dos coletivos na Avenida.
Outro cuidado que deve ser tomado é com relação ao embarque e
desembarque de passageiros seja em carros de passeio, ônibus ou taxis e
mototaxis, que só será permitido em locais onde existem as chamadas
"baias", ou seja, nos locais da avenida onde existem quatro faixas de
trânsito.
Além da pintura asfáltica, a Frei Serafim recebeu placas de
sinalização vertical que indicam que a faixa é somente para a circulação
de ônibus e, ainda, sinalização de proibido estacionar. Para a
implantação do corredor exclusivo, algumas mudanças precisaram ser
feitas na avenida, como a retirada de algumas paradas de ônibus nos
trechos em que há apenas três faixas. Os ônibus só poderão parar para o
embarque e desembarque de passageiros nos trechos em que há quatro
faixas, deixando a terceira livre para o fluxo desses veículos.
"O objetivo principal dessa faixa semi exclusiva é dar celeridade ao
trânsito da capital. A integração veio para ficar, é um beneficio, é um
presente para Teresina, para a população. A integração representa acima
de tudo uma economia de tempo e de dinheiro. A nossa intenção é oferecer
para os usuários de transporte público um serviço de qualidade e ágil",
afirma a superintendente da Strans, Alzenir Porto.
Fonte: Jornal O Dia
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