segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Fiscalização na Frei Serafim tem início nesta segunda-feira

A partir de hoje, infratores serão multados. Menor valor será de R$ 127

Há cerca de 15 dias, a Prefeitura de Teresina realizou mudanças no sistema de trânsito da capital, de forma a receber o sistema temporal de integração dos ônibus. Nesta segunda-feira, 2 de janeiro, infratores que não cumprirem as novas determinações imputadas pela Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina - Strans, serão efetivamente penalizados com a aplicação de multas que variam de acordo com a infração cometida.

As multas que passam a ser aplicadas, a partir dessa segunda-feira, atingirão principalmente condutores de veículos automotores desde carros caminhões, motos, taxistas, mototaxistas, vans e também motoristas de ônibus. As principais infrações serão com relação ao não cumprimento do uso semi exclusivo da faixa dedicado aos ônibus e o embarque e desembarque de passageiros.

A implantação da faixa semi exclusiva aconteceu no dia 17 de dezembro, quando foi realizada a pintura de uma faixa azul ao longo da avenida Frei Serafim. Essa faixa indica que nesse local só podem circular ônibus e taxis com passageiros. Veículos de passeio, taxis sem passageiro e mototaxis ficaram com as duas outras faixas e só podem ingressar na via caso pretendam realizar a implantação lateral na rua imediatamente subseqüente.

Os condutores que desrespeitarem a faixa poderão receber multas de R$ 127,00, que podem ser cumulativas. "Cada descumprimento custará R$ 127,00. Ao longo da avenida, há várias possibilidades de conversão. Se invadir a faixa exclusiva, a cada conversão não feita corresponde nova multa", explicou a superintendente da Strans, Alzenir Porto.

Da mesma maneira, os ônibus e táxis com passageiros não poderão sair de suas faixas para utilizar as faixas dos carros de passeio. O sistema é chamado de BRS (Bus Rapid System) e já foi implantado em várias capitais do Brasil. O objetivo dessa medida é imprimir maior agilidade à circulação dos coletivos na Avenida.

Outro cuidado que deve ser tomado é com relação ao embarque e desembarque de passageiros seja em carros de passeio, ônibus ou taxis e mototaxis, que só será permitido em locais onde existem as chamadas "baias", ou seja, nos locais da avenida onde existem quatro faixas de trânsito.

Além da pintura asfáltica, a Frei Serafim recebeu placas de sinalização vertical que indicam que a faixa é somente para a circulação de ônibus e, ainda, sinalização de proibido estacionar. Para a implantação do corredor exclusivo, algumas mudanças precisaram ser feitas na avenida, como a retirada de algumas paradas de ônibus nos trechos em que há apenas três faixas. Os ônibus só poderão parar para o embarque e desembarque de passageiros nos trechos em que há quatro faixas, deixando a terceira livre para o fluxo desses veículos.

"O objetivo principal dessa faixa semi exclusiva é dar celeridade ao trânsito da capital. A integração veio para ficar, é um beneficio, é um presente para Teresina, para a população. A integração representa acima de tudo uma economia de tempo e de dinheiro. A nossa intenção é oferecer para os usuários de transporte público um serviço de qualidade e ágil", afirma a superintendente da Strans, Alzenir Porto.

Fonte: Jornal O Dia

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