segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Professores do estado deflagram greve a partir desta segunda-feira

Os servidores da educação da rede estadual de ensino decidiram , em assembleia, deflagrar greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (27). A categoria reivindica reajuste salarial de 22%. 

O início da greve foi decidido ainda no início de fevereiro. Na época, os servidores ameaçaram não iniciar o período letivo caso não houvesse o reajuste pedido. As aulas da rede estadual estão marcadas para começar nesta segunda-feira.

Segundo a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública (SINTE-PI), a negociação com o governo estadual está em andamento desde novembro do ano passado, mas que até hoje não houve acordo.

“Não teve negociação com o governo e decidimos mesmo pela greve, foram quase 100% de votos a favor. Vamos agora só marcar outra assembleia e fazer protestos”, explica a professora Ana Maria, que faz parte da direção do Sinte-PI.

Além de 22% de reajuste linear para todas as funções, a categoria reivindica pelo pagamento do reajuste referente a janeiro, resolução rápida nos processos de aposentadorias e prioridade para as transposições de cargo.

Aulas

Apesar da greve dos professores, o governo garante que as aulas iniciam nesta segunda-feira (27). Para dar abertura ao ano letivo, representantes do governo participaram de uma solenidade no Centro de Educação Fundamental de Tempo Integral, no bairro Satélite, zona Leste de Teresina.

Segundo a assessoria de imprensa, o secretario de educação do governo, Átila Lira, viaja ainda esta semana para Brasília para definir a questão do reajuste salarial pedido pelos professores. "As aulas iniciaram normalmente hoje e os alunos compareceram na solenidade. Mas o secretário viaja para definir essa questão do piso salarial, já que é a única reinvidicação dos professores", explica.

Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores e poderão ser excluídos se conterem caráter ofensivo aos visitantes ou a qualquer outra pessoa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.