segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vereadores de Teresina receberão estudantes para tentar por fim aos protestos

Presidente da Câmara Municipal, vereador Edvaldo Marques
Os vereadores agendaram para esta segunda-feira, um encontro com representantes dos estudantes envolvidos nos protestos contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina e pela implantação do sistema de integração das linhas. A informação é do presidente da Câmara Municipal, vereador Edvaldo Marques (PSB), que adiantou que o encontro está marcado para as 10 horas.

O encontro, segundo Marques, é resultado de um comprometimento do vereador Décio Solano (PT) junto aos estudantes. Durante as manifestações, o vereador petista foi surpreendido pelos manifestantes e, na ocasião, se comprometeu a buscar um entendimento para por fim aos protestos. "E estamos dispostos a tentar buscar esse canal de diálogo com os estudantes e demais trabalhadores que integram o protesto", comentou.

Edvaldo Marques ressaltou que não será possível realizar uma audiência pública para discutir o assunto devido à Casa estar de recesso até fevereiro. "Só quando voltarmos poderemos realizar uma audiência pública. Mas, enquanto isso, vamos ouvir e saber dos estudantes em que poderíamos ajudar para por fim a essas manifestações que estão resultando em violência e depredação de patrimônio", comentou, acrescentando que os prejuízos acontecem para a população e para a cidade.

De acordo com o vereador Décio Solano (PT), a Câmara está se propondo a ser uma "ponte" entre a prefeitura e os estudantes. "Os estudantes alegam que a Prefeitura não quer recebê-los. Então, vamos ouvi-los e tentar buscar esse diálogo com a Prefeitura", comenta, lembrando que no ano passado, quando iniciou os protestos em relação ao aumento da passagem de ônibus, a Câmara Municipal chegou a agendar um encontro com membros da Polícia Militar, estudantes e vereadores que resultou no recuo do prefeito em relação ao decreto que estabeleceu o aumento do valor da passagem de ônibus.

O vereador Décio Solano adiantou que já fez uma coleta de todas as leis municipais que dispõem sobre a gratuidade no pagamento da passagem de ônibus. "O meu objetivo é ver de onde poderemos retirar gratuidade para desonerar o sistema e permitir que a segunda passagem seja gratuita", pontuou.

O prefeito Elmano Férrer, por meio de pronunciamento - que será veiculado na página 7 da edição desta segunda-feira (09) do Jornal  O DIA - reitera a necessidade da integração e volta a falar que a ampliação das linhas integradas e a gratuidade do segundo trecho serão implantadas em até seis meses. Ele destaca também que "não vai aceitar que atos de vandalismo e violência de quem teve a oportunidade de contribuir construtivamente, mas preferiu o caminho do vandalismo", impeça a população de usufruir do sistema de transporte. "A segurança pública com certeza será exercida para assegurar o direito de ir e vir, garantir a ordem e a livre manifestação", diz.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores e poderão ser excluídos se conterem caráter ofensivo aos visitantes ou a qualquer outra pessoa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.