terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"Serão chamados 30 novos agentes de trânsito em THE", diz Alzenir Porto

Superintendente da STRANS, Alzenir Porto.
Em entrevista a superintendente Alzenir Porto, explica porque há muitas multas de trânsito em Teresina. Só em 2011 foram mais de 90 mil multas aplicadas pela Superintendência do Transporte e Trânsito Municipal (STRANS).

“Gostaríamos que não houvesse uma única infração para que não tivéssemos motivos para notificar ninguém, só há notificação quando tem algo errado e isso pode resultar em uma vida a menos”, diz Porto.

A superintendente explica também que o dinheiro arrecadado com as multas é aplicado conforme estabelece o código de tráfego, ou seja, em policiamento de trânsito, fiscalização, educação, correção geométrica, outros. Esta aplicação é bastante fiscalizada pelo Tribunal de Contas, de acordo com a superintendente.

Alzenir Porto diz não acreditar que só multa resolverá o problema do trânsito em Teresina, “não acredito que vá resolver, mas ajuda, pois as pessoas sentem quando toca o bolso, parte sensível”, considera.

Agentes de trânsito
Sobre a quantidade de agentes de trânsito em Teresina, que são apenas 92 atualmente, havendo ainda 46 para serem chamados de concurso, Alzenir fala que o número ideal seria de 300 agentes, porém os recursos da prefeitura não permitem no momento”, contudo Porto fala que “serão chamados 30 agentes de imediato, a lista já foi enviada ao prefeito Elmano Férrer”.

Como solução para a quantidade de agentes abaixo da necessária, a superintendente diz que a STRANS conta com uma central de monitoramento, de onde vários pontos da cidade são fiscalizados ao mesmo tempo.

A respeito da remuneração dos agentes, eles chegam a ganhar pouco mais de R$ 2 mil reais e não recebem por produtividade, “até porque é proibido, isso não existe, não podem ganhar pela produtividade”, explica Porto.

Agressão
A superintendente revela que agentes de trânsito têm sido agredidos, inclusive fisicamente, “há poucos dias entrou um agente na minha sala e me mostrou as marcas de unhas no pescoço dele, resultado de agressão, é uma coisa que as pessoas têm que respeitar porque é um agente, é autoridade e faz um bom serviço”, conta.

Fotos

Porto comenta fotos que circularam nas redes sociais, de viaturas da STRANS estacionadas em locais proibidos, “quando o carro está em serviço é permitido, segundo o código 29 da legislação, que diz que o veículo tem livre trânsito e estacionamento”, explica.

Balão da Tabuleta
“Estamos trabalhando para que até o final do próximo mês o cruzamento esteja pronto”, diz. Alzenir conta que não dava para trabalhar no local com a rotatória fechada, por isso que os sinais foram instalados para que o acesso à zona sul continuasse livre.

Fórum

Por fim a superintendente fala sobre o fórum que será realizado em Teresina nos dias 29 e 30, o Fórum Nacional de Trânsito que nunca tinha acontecido na cidade.

Fonte: TV Canal 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores e poderão ser excluídos se conterem caráter ofensivo aos visitantes ou a qualquer outra pessoa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.