quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Uespi encerra vestibular e adere ao Enem neste ano

A forma de adesão, integral ou parcial, ainda depende de outra reunião

A Universidade Estadual do Piauí extinguiu o vestibular e passa a aderir ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já neste ano. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (29) em reunião do Conselho Universitário da instituição. A forma de adesão, integral ou parcial, ainda depende de outra reunião a ser realizada, provavelmente, na quarta-feira da próxima semana. O grande impasse é abordagem dos conteúdos regionais.

A reitoria da Universidade defende a proposta de adesão integral. No entanto setores que representam alunos e professores divergem da proposta. A Uespi é a instituição com a maior quantidade de cursos no interior do estado. Segundo o o reitor Carlos Alberto, em coletiva concedida ontem (28), a Uespi ganhará R$ 3 milhões, oriundos do Ministério da Educação, para cada mil vagas ofertadas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Desta forma, deixaria de ter gastos para a realização do vestibular e ainda teria recursos para investir em sua própria manutenção.   

Já o corpo docente e discente da Uespi, questiona o posicionamento da reitoria. Primeiro, por não democratizar o acesso à universidade e dificultá-lo para os alunos oriundos de escolas públicas. Depois, por desprezar conteúdos regionais, sempre cobrados nas provas e importante para a formação cultural dos estudantes piauienses. O professor Daniel Solon, integrante do Conselho Universitário e dirigente do Andes (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior) ainda denuncia que a decisão é cabível de anulação, via judicial, por não atender um caráter técnico: a existência de um projeto físico para análise, o que acaba por gerar mais uma ilegalidade, a negativa aos conselheiros de darem vista ao processo. Segundo Daniel Solon, a decisão de ingressar ou não, contra os atos da reitoria na reunião do conselho, depende de assembléia dos docentes que será realizada no dia 15 de março.

Para Alex Romero, professor de literatura de cursos pré-vestibulares, o Enem apresenta uma evolução para quadro educacional brasileiro. Romero, considera que o estilo de prova abordado no Exame é um diferencial, pois é mais interpretativa  e exige um nível de conhecimento maior do alunado, além de possibilitar que com o pagamento de uma única taxa de inscrição o aluno possa concorrer à vagas em diferente universidades. A não abordagem de conteúdos regionais é um ponto negativo do processo ressaltado pelo professor.

O Enem é uma nova forma de ingresso às universidades brasileiras. A proposta do exame é democratizar as oportunidades de acesso ao ensino superior. Cabe à própria instituição decidir a forma de adesão, se será integral ou parcial, existindo concomitantemente ao vestibular local, com pontuação cumulativa ou divisão na oferta de vagas entre os certames. Atualmente, a Universidade Federal e o Instituto Federal do Piauí realizam seus vestibulares através do Sisu, que utiliza as notas do Enem como forma de seleção.

Fonte:  O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores e poderão ser excluídos se conterem caráter ofensivo aos visitantes ou a qualquer outra pessoa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.