segunda-feira, 16 de abril de 2012

Assembleia discute drama da seca no Piauí

A Assembleia Legislativa realiza hoje audiência pública para discutir a situação das 75 cidades que decretaram estado de emergência por conta da seca que atinge o Sul e semiárido do Piauí. A deputada estadual Liziê Coelho, autora da proposta de realização do encontro, alerta as autoridades para a possibilidade de este número ultrapassar mais de 150 municípios nos próximos meses se a falta de chuva continuar.

A audiência pública irá reunir Governo do Estado, prefeituras, parlamentares e a sociedade civil com o objetivo de discutir ações e políticas públicas de ajuda ao homem do campo atingido pela estiagem. Durante o encontro, a parlamentar irá cobrar do Governo Federal que seja revista à decisão do Ministério do Desenvolvimento Agrário que suspendeu o repasse do Seguro Safra a 35 municípios do semiárido piauienses.

Das 38 cidades piauienses que realizaram o pedido, apenas Caridade do Piauí, Itaueira e São Raimundo Nonato foram beneficiadas. O Ministério afirma que os prejuízos apresentados nos relatórios repassados pelas prefeituras desses municípios a Brasília, não alcançaram a dimensão necessária para que o repasse do seguro seja efetivado.

Para a parlamentar, o Governo Federal reveja a metodologia de análise para aprovação deste repasse.

“Essa será uma das piores estiagens que o semiárido piauiense irá passar nos últimos anos. Os municípios e os governos Estadual e Federal devem trabalhar em conjunto para amenizar esse problema. Se nada for feito as famílias que moram nesses municípios correm o risco de ficarem sem água para consumo próprio e dos animais”, disse Liziê.

Deverão participar da audiência o Governo do Estado, a APPM, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Estado, a Secretaria de Defesa Civil e prefeituras. “O tempo está passando e precisamos ser rápidos. Enquanto isso o homem do campo está sofrendo as consequências, precisamos agir. Mas para isso é preciso reunir todos os envolvidos nesse assunto e mobilizar e sensibilizar o Governo Federal sobre a situação desses municípios piauienses”, finalizou Liziê.

Fonte: MN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores e poderão ser excluídos se conterem caráter ofensivo aos visitantes ou a qualquer outra pessoa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.