segunda-feira, 9 de abril de 2012

Lei deve acabar com profissão de doméstica em todo o Brasil

Lei foi aprovada no Senado e agora segue para a Câmara dos Deputados

A redução no tamanho da moradia da família atual, aliada ao alto custo de vida e a facilidade para se prover uma alimentação pratica e rápida, levarão a figura do empregado doméstico a desaparecer e a figura da diarista, na mesma proporção ser a resposta que o mercado necessita.

Recentemente, em 14 de abril de 2010 um projeto de lei que regulamenta a profissão de Diarista foi aprovado pelo Senado e agora segue para aprovação na Câmara dos Deputados.

O projeto resumidamente pontua a definição de diarista como “aquele que presta serviços de natureza não contínua, por conta própria, sem relação de trabalho com empresa ou equiparadamente, a pessoa ou família no âmbito residencial destas”.

Ressaltando que até duas vezes por semana não há vínculo empregatício, e a jornada de trabalho será de no máximo, oito horas diárias, o projeto ainda determina que o profissional deva estar inscrito no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e deverá efetuar seu próprio recolhimento de contribuição previdenciária para ter o benefício como aposentadoria e licença-maternidade.
 
As implicações da aprovação deste projeto de lei será pacificar o conflito existente na jurisprudência pátria que até então é promovida nos nossos tribunais quanto à natureza existente entre o tomador de serviço e a pessoa que presta o serviço. Com a regulamentação deste profissional ficará límpida as dúvidas ora guerreadas no âmbito trabalhista.
 
Fonte: 180 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores e poderão ser excluídos se conterem caráter ofensivo aos visitantes ou a qualquer outra pessoa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.