terça-feira, 3 de abril de 2012

Piauienses começam a celebrar a Semana Santa em todo Estado

Exemplo de Oeiras com a Procissão do Senhor Morto percorre as ruas do centro histórico

A Semana Santa é comemorada no Piauí nas mais diferentes regiões, seja com encenações ou celebrações religiosas. Na primeira capital, Oeiras, por exemplo, já foi realizada a procissão de Nossa Senhora dos Passos e nesta quinta-feira, a cidade recebe grande número de turistas para o tradicional Fogaréu. Na sexta, a Procissão do Senhor Morto percorre as ruas do centro histórico.

Em Floriano, um dos maiores atrativos é o espetáculo da Paixão de Cristo, realizado há 17 anos, na Cidade Cenográfica, o espetáculo é encenado pelo Grupo Escândalo Legalizado Teatro (Escalet) e conta no elenco com 350 atores em cena e 35 técnicos das diversas áreas das artes cênicas.

Desde 2002, o grupo conta com a participação de atores nacionais. Já passaram pelo palco da cidade cenográfica artistas, como Claudio Herinch, Monica Carvalho, Dalton Vigh, Guilherme Weber, Caio Blat, Manoela do Monte, Camila Rodrigues, Patrícia Wernek, Marco Antonio Gimenez, Ricardo Pereira, Marco Pigossi, Thiago Fragoso e Luciano Szafir. Para este ano, estão confirmados os atores Alexandre Slaviero (Pilatos), Gustavo Leão (Herodes) e a atriz florianense Deborah Kalume, que está fazendo aulas de dança para interpretar Salomé.

Além das novidades no elenco convidado, o Escalet traz este ano um elenco local experiente e realiza para os iniciantes uma oficina preparatória para os iniciantes que envolve trabalho de corpo e voz e busca a aproximação do ator com seu personagem.

Segundo Crispim, neste ano o texto foi revisado e toda a encenação é baseada na obra de Mateus, mostrando a vida pública de Jesus. O espetáculo será exibido no dia 7 de abril de 2012, no teatro Cidade Cenográfica, em Floriano, às 20h, conta com o apoio do Ministério da Cultura.

Dirigido por César Crispim, o Escalet tem uma atuação na cidade, trabalha com Pontos de Cultura e hoje sedia o Pontão Cultural ao Alcance de Todos, que envolve grupos organizados de vários estados e realiza ainda todos os anos festivais de cinema e teatro.

De forma organizada, o grupo trabalha na elaboração de projetos e tem projetos aprovados em editais do BNB de Cultura, Petrobras, além do Ministério da Cultura. Por conta do trabalho sistematizado, o Escalet tem atividade durante todo o ano, com oficinas de leitura, gravação de áudio, documentários.

Além de Floriano e Oeiras, outras cidades piauienses também investem nas apresentações teatrais, como Bom Jesus, que a cada ano, traz convidados especiais.

Com informações da Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores e poderão ser excluídos se conterem caráter ofensivo aos visitantes ou a qualquer outra pessoa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.