quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ao sofredor, a recompensa e a misericórdia

Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouviste qual foi a paciência de Jó, e viste o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso." Tiago 5.11

Paciência: Jó exemplo de sofrimento e recompensa
            No mundo infame de hoje, falar em ter paciência ou em ser paciente é assunto fora do comum. Todo mundo vive refém da velocidade atroz do relógio e ninguém pode perder tempo. Perder tempo, ser paciente e sofrer são coisa de louco! É gente nova querendo estar adiantado na vida e há quem esteja adiantado, mas gostaria de parar o tempo para ser criança outra vez.
            É preciso ter paciência com os filhos, com os vizinhos, com os colegas de faculdade, enfim, com todos os que giram à nossa volta. Quem lê a Bíblia se depara com o apóstolo Tiago ao discursar sobre a paciência. Ele começa o texto, falando da bem-aventurança dos que suportaram as aflições e menciona o exemplo de Jó. (Tg  5.7-12)

            Da história de Jó, muitos conhecem um pouco. Ele teve a vida recheada de dor e aflições, porém o ponto principal dela não é tanto a reconstrução de sua vida, mas sim, a ação de Deus. A história gira em torno de Jó, todavia Deus é o sujeito dominante das ações. Quem já sabe da história de Jó, tem certeza de que Deus tinha o controle de tudo, inclusive das investidas contrárias do reino espiritual (Jó 2.6). É bom lembrar que depois de todos os argumentos humanos culminante em um impasse, Deus toma o controle, no tempo devido, e Ele mesmo decide como as coisas devem acontecer.

            Infelizmente hoje em dia somos filhos uma civilização movida pelo imediatismo, alimentado pela ânsia do consumismo e da tecnologia. Entretanto, ao buscar a sabedoria de Davi no Livro de Salmos, encontramos um recado do Pai: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Sl. 46: 10). Pensemos então em Deus, pois como disse o apóstolo Tiago "Ele é misericordioso e piedoso." Tudo acontece no tempo dele.

            Enquanto esperamos as providências de Deus, até podemos passar pelo “vale da sombra da morte”, porém “O Senhor é meu pastor e nada me faltará” (Sl 23:4;1). Através da história de Jó, atestamos que o sofrimento é algo presente na vida de todos. E para driblá-lo, necessitamos ser pacientes. Mas o que parece ser ruim hoje, amanhã poderá ser providencial. Eis o que se pode ler em Sl 30.5: “O choro pode durar a noite toda, mas a alegria vem ao amanhecer”. De repente, motivados pela paciência, o sofrimento por que passamos pode, muitas vezes, trazer benefícios e crescimento interior.

            O fundamental não é o sofrimento para depurar a nossa alma muito menos a ausência dele, mas o fundamental é a presença de Deus no comando da situação. Davi enfrentou vários algozes. O Rei Saul, ungido de Deus, viu nas proezas alcançadas por Davi uma ameaça ao seu reino. Por essa causa, perseguia o súdito, com perseguição de morte. Mas Davi estava tranquilo e paciente. Num de seus textos, esbanjou confiança, quando disse “Certamente que a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão todos os dias”, Sl 23.6.

            Em tempo, Deus não faz o mal, mas permite acontecer em nossas vidas. Essa permissão colabora para que, consequentemente, Ele nos faça o bem e aprendamos a ter paciência. Depois dos infortúnios, Ele recupera, Ele restaura, Ele restitui. Jó é exemplo da providência divina, resultante da paciência, afinal “Mudou o Senhor a sorte de Jó, e deu-lhe o dobro de tudo que tinha antes”. (Jó 42.10). É preciso dizer que o sofrimento não assusta um cristão fiel ao Senhor Jesus Cristo. Ele mesmo experimentou o sofrimento, "Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores...” (Isaías 53.3).

            Enfim, Deus é cheio de misericórdia e compaixão a ponto de por limites à carga que se abate sobre nós. Ele não nos permite carga superior do que podemos suportar. É preciso "perseverança" ou "resistência". É perseverar em meio a todas as provações, sem perder a fé em Deus. Essa paciência brota de uma fé que triunfa até o fim entre sofrimentos (Jó 13.15).

            O fim das provações que o Senhor enviou a Jó revela que, em todas as suas aflições, Deus cuidava dele e o sustentava na sua misericórdia (Jó 19.25-26). Tiago faz-nos saber que Deus tem cuidado de todo o seu povo e que, mesmo em meio a sofrimentos, Ele o susterá com amor e misericórdia. A lição que fica do sofrimento do cristão é a de que Deus recompensa àquele que permanece fiel nas provações e não se deixa abater pela impaciência. Não ficamos abandonados, e além disso, somos recompensados.


Por Kiko Fontenelle


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores e poderão ser excluídos se conterem caráter ofensivo aos visitantes ou a qualquer outra pessoa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.