sexta-feira, 1 de junho de 2012

Estudantes Altoenses organizam movimento #MeiaJá

Recentemente a redação do Portal Altos entrou em contato com líderes de um movimento que apesar do pouco tempo de criação tem repercutido muito na cidade de Altos.

Karine Lima, estudante de Direito, está a frente do movimento e nos falou um pouco sobre o #MeiaJá.

Ela informou que o movimento surgiu através da rede social mais acessada no mundo, o Facebook, com a divulgação de alguns artigos sobre o tema e manifestos de indignação. A pauta, o fato de pagar R$ 7,00 por dia para locomoção Altos/Teresina/Altos.

Os estudantes, com razão, entendem que isto é uma injustiça, uma vez que o direito a meia passagem intermunicipal já é uma realidade em quase todos os estados da República Federativa do Brasil.

Karine explicou que repassou a ideia de criar um movimento estudantil em Altos a alguns amigos, que se organizaram e lançaram a campanha #MeiaJá, com o objetivo de disseminar o movimento, especialmente pela internet, e ganhar o apoio dos demais estudantes na luta pela meia passagem.

“Com isso, criamos uma comissão de estudantes para estar a frente do movimento, e também um grupo no Facebook:  “União de estudantes Altoenses”, onde no iníciou contou com a participação de 50 membros, mas, graças a ajuda de alguns integrantes da comissão, ainda no mesmo dia atingiu o número de 196 membros,  e hoje, felizmente já contamos com a participação de  quase 250 membros”, explicou Karine.

A primeira decisão tomada pela comissão foi de se aliar a líderes estudantis de Teresina. “Analisamos todos os órgãos e procuramos evitar alianças com movimentos que poderiam de certa forma ter alguma ligação com o partido do prefeito de Altos, pois queremos manter um movimento limpo e longe de politicagens, temos um ideal e nos orgulhamos por encabeçar essa ideia em uma cidade tão calejada por injustiças”, comentou a estudante.

Em seguida o movimentou entrou em contato com a Assembleia Nacional de Estudantes – Livre, a ANEL. A primeira reunião aconteceu na última quarta-feira, dia 30 de Maio, e apenas alguns membros da comissão participaram. Na oportunidade ficou estabelecida uma aliança com ANEL, que ofereceu total apoio ao movimento. Karine explicou que o contato com a ANEL foi de total importância para os encaminhamentos do manifesto, especialmente por seu histórico de lutas pela educação, cultura e outros que o grupo possui, e também a troca de experiências, que segunda ela é incalculável.

A próxima reunião será da comissão e está marcada para acontecer neste sábado (02), onde serão divididas as próximas tarefas para a organização do movimento  #MeiaJá, desde a organização do I Encontro de Estudantes Altoenses, com a participação dos membros da ANEL e a continuação da divulgação na rede e nos meios de comunicação.

“Temos uma luta muito difícil pela frente, mas estamos bem encaminhados. Contamos com mentes brilhantes à frente do movimento e, acima de tudo, estamos muito bem organizados e motivados”, finalizou Karine Lima.

Fonte: Portal Altos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores e poderão ser excluídos se conterem caráter ofensivo aos visitantes ou a qualquer outra pessoa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.